segunda-feira, 13 de maio de 2013

Andador

OI gente, vamos falar de coisa séria? Hoje vou passar um pouco dos meus conhecimentos sobre o andador. Passarei informações importantes e peço atenção. Claro que mesmo assim cada um faz o que quer e se não quiser concordar, tudo bem, mas pense com carinho.

Esse texto que colocarei aqui foi escrito por mim de uma forma simples e entregue aos pais dos meus pacientes em uma clínica. Todos adoraram e me fizeram muitas perguntas. Está bem fácil de entender e espero que gostem.



POR QUE NÃO COMPRAR UM ANDADOR?


- O aparelho limita os movimentos da criança e impede que ela passe por etapas anteriores que a levarão a iniciar o processo do caminhar.

- Antes de começar a andar, o bebê precisa aprender a sentar com apoio, rolar na cama, alcançar e segurar objetos, sentar sem apoio, engatinhar, ficar em pé sozinho e apoiar-se em móveis, para depois então começar a caminhar.

- Se você colocar o bebê no andador, estará alterando este processo e atrasando o início da marcha, podendo até prejudicar o desenvolvimento neurológico e a aquisição do equilíbrio. Também pode causar problemas ortopédicos nos pés, joelhos e quadris.

- Em um estudo realizado, pesquisadores irlandeses entrevistaram os pais de 190 bebês que usavam andadores, eles verificaram que 102 crianças que usavam o aparelho eram mais lentas para começar a engatinhar, ficar em pé ou andar sozinhas.

- Os pesquisadores verificaram que, quanto mais os bebês usavam andadores, maior era o atraso no desenvolvimento motor e cognitivo (intelectual).

- O número de acidentes, como tombos e quedas em degraus, ocorridos com crianças que usam andador, é muito grande, podendo causar lesões sérias como traumatismo craniano e fraturas.

- Nos Estados Unidos, por exemplo, entre 1990 e 1995, 11 crianças morreram e 25.000 ficaram feridas em conseqüência de acidentes ocorridos com o andador.

- O andador não deixa a criança explorar adequadamente o espaço que está.

- A falta de estímulos pelos pais. Como a criança gosta do andador por movimentar-se mais rápido, ficam quietinhas e brincam sozinhas e são “esquecidas” pelos pais, que tem preguiça de carregá-las segurando em suas mãos.

DEIXE SEU FILHO EXPLORAR O AMBIENTE NATURALMENTE. Chão, colchão, edredom, vale tudo para nosso filho ficar a vontade!


Um grande problema é que fazem andadores lindos, cheios de detalhes e enfeites para que bebês e papais fiquem babando querendo um. Mas lutem contra essa tentação. Uma sugestão são esses tapetes cheio de desenhos e brinquedos pendurados que distraem bastante as crianças. O meu filho usou e hoje minhas meninas usam o mesmo, adoram! 


Gostou? Alguma dúvida. Espero que a maioria das pessoas que lerem esse texto se convença de que o andador não faz bem mesmo...E aquelas que continuam usando não fiquem bravas comigo ok?! É só uma dica.


Se tiver dúvida é só perguntar que respondo!!!


Abraço,

Scheila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário