sexta-feira, 29 de março de 2013

Dicas para estimular o bebê pequeno!

Bom dia!! Como estão todos? Por aqui tudo certinho!

Bem, hoje quero dar algumas dicas para aquelas mães (e papais) que tem bebês pequenos, de 2 ou 3 meses, e não sabem como estimulá-lo.

Além de eu ter 3 filhos também sou fisioterapeuta e especialista em neurologia pediátrica então tenho uma pequena experiência, hihihihih.

Primeiro, não pode ter medo. Criança não quebra. Temos que ter cuidado, sermos delicados mas sem medo.

A criança deve ser estimulada sempre. Apenas deitada de barriga para cima não dá! Nem ela aguenta.

Primeira dica: colocar o bebê de bruços (barriga para baixo) alguns momentos do dia por poucos minutos. Como no início é difícil para eles, colocar um travesseiro pequeno embaixo do peito do bebê ajuda muito. Sim, ele vai chorar, mas porque para ele isso é difícil. Também não vai se sufocar, eles tem um reflexo que os faz virar a cabeça para o lado e liberar a via aérea. Mas fique sempre junto e atento.  Alguns minutinhos apenas, não exagere. Logo ele acostuma e não vai querer sair dessa postura.

Segunda dica: não segure o bebê só deitado, varie a postura. Carregue-o sentadinho de costas para você. A cabeça ficará encostada no seu peito. Conforme os meses vão passando e a cabeça vai ficando mais firme ele mesmo afastará a cabeça do seu corpo e você poderá ir inclinando-o mais para frente. Eles adoram porque olham tudo e todos!

Terceira dica: se o bebê usa mamadeira, acostume-o com as duas mãos para cima. Não na posição de mamar no peito, com uma braço para trás de você e preso. Se as deixar soltas, logo que ele tiver mais coordenação e percepção vai tentar pegar a mamadeira. Minhas meninas fizeram 4 meses agorinha e já estão pegando a mamadeira, claro que não posso deixar solta, mas já querem segurar. Conheço criança de 6 meses que mal pega brinquedo.

Quarta dica: converse e brinque com seu filho, mostre brinquedos, coloque-o mais elevado no carrinho (sentadinho a uns 60º), para que ele veja o mundo e fique bem esperto!

Quinta dica: sempre que for a consulta de rotina com o pediatra não deixe de perguntar sobre a evolução do desenvolvimento motor do seu bebê. A maioria olha mas não custa lembrá-lo!

Sexta dica: veja com o pediatra também quando deve levar o bebê a primeira consulta ao oftalmopediatra e também ao odontopediatra. É importante. As minhas pequenas foram ao oftalmo esse mês e vão ao dentista em breve!

Alguma dúvida? É só perguntar! Espero ter ajudado um pouco!

Ao trabalho ok mamães?!!

Abraços,

Scheila.


Um comentário:

  1. Nossa eu não sabia que devemos levá-los tão cedo ao oftalmo, mas gostei da dica e irei fazer isso com os meus!!

    ResponderExcluir